TRECKING

Trilhas a pé Montanha e Cachoeiras

Maior reserva de Mata Atlântica do país

As trilhas contam com Guia local (um ou mais de acordo com o número de pessoas) credenciado e experiente. Por isso não é um passeio regular e depende de agendamento prévio.

O valor/preço, depende do número de pessoas do grupo e reduz na medida em que aumenta o número de participantes e depende também do destino e tempo total do percurso. Por isso é calculado e programado após consulta.

Escolha sua trilha, entre em contato pelo WhatsApp informando a data desejada e o número de pessoas e retornaremos em breve com o orçamento.

TRILHA DA ÁGUA BRANCA

Seqüência de cinco poços dentro do Parque Estadual
2h de tempo total
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

Os cinco poços formados pelas corredeiras do Ribeirão da Água Branca são os principais atrativos da Trilha da Água Branca. Além dessas piscinas naturais, uma torre de observação de cerca de 10 metros de altura tem chamado a atenção de muitos interessados em observar e fotografar aves. A trilha é para todas as idades, pois além de acesso fácil às primeira quedas, possui estrutura com sanitários, duchas e estacionamento. Portanto também é ideal para família com crianças. Com 4,4 quilômetros, ida e volta, a trilha possui alguns trechos com inclinações. Inicia na guarita da Estrada de Castelhanos, dentro do Parque Estadual de Ilhabela, em terreno plano até o Poço da Pedra – que é bastante profundo. O Poço da Escada, segundo na seqüência, tem ao lado uma área de descanso com mesas para lanches. A partir desse ponto, a trilha fica mais estreita, com algumas pedras e terreno escorregadio a serem transpostos. No Poço da Ducha há uma queda d’água que, pela sua força, é mais indicada para contemplação do que para banhos. A torre de observação é o próximo atrativo. Do alto é possível ver um antigo bananal que atrai muitos animais, principalmente aves como o tucano-de-bico-verde, o tiê-sangue e o macuco. Caxinguelês (um tipo de esquilo) também são facilmente avistados na região. O Poço do Jequitibá ganhou esse nome pela árvore dessa espécie existente em sua proximidade – que se estima ter 400 anos. O último poço é o do Jabuti, de onde há um acesso para a Estrada de Castelhanos, o que deixa o retorno um pouco mais curto

CACHOEIRA TRÊS TOMBOS

Seqüência de três quedas
2h h de tempo total
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

A Cachoeira dos Três Tombos conhecida também como Cachoeira da Pancada d’Água fica no Parque Estadual de Ilhabela e tem fácil acesso. Pode-se chegar de carro a poucos metros da primeira queda. É a trilha mais curta e acessível aberta à visitação. A cachoeira fica próxima à Praia da Feiticeira, no sul da Ilha e é chamada de Três Tombos pois são três as quedas d’água que formam o complexo. Ideal para quem quer caminhar pouco, tomar um banho rápido e mesmo assim ter experiência de caminhar em meio à Mata Atlântica preservada. A região tem grande quantidade e diversidade de aves, onde pode ser praticado o birdwatching, para observá-las procure realizar a visita em momentos menos visitados

CACHOEIRA DO VELOSO

2h de tempo total
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

A Cachoeira do Veloso presenteia os visitantes com um dos lugares mais paradisíacos de Ilhabela. O rio se divide em uma área com vários paredões rochosos criando três quedas, cada uma com mais de 50 metros de altura. A primeira queda possui uma trilha de nível fácil, com um percurso de aproximadamente 35 minutos de caminhada. Ela cai sobre um poço com cerca de 70 m² e 1,70 m de profundidade, permitindo alcançar com facilidade a parede da rocha, onde o visitante sobe alguns degraus naturais para sentar sob a ducha que desce do alto da montanha. Para as outras duas quedas d´água da Cachoeira do Veloso a trilha é mais íngreme e difícil com um percurso de aproximadamente 40 minutos montanha acima, e em alguns trechos é necessário engatinhar segurando-se as raízes das árvores. Mas a natureza recompensa o esforço com a visão dessas duas grandes quedas, uma para baixo do rio, num precipício de 50 m com uma linda vista do canal da Serra do Mar, no continente. Enquanto isso a segunda queda está para o alto do rio, revelando uma parede rochosa com mais de 50m, onde a água desce da montanha. É possível visitar as ruínas da antiga usina de força, natureza e história.

TRILHA PARA A PRAIA DO BONETE

Trilha de 12 km passando por três cachoeiras chegando a praia do Bonete
4/6h tempo total
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

Quem faz a trilha garante que todo o esforço vale a pena. No caminho, cachoeiras com águas cristalinas, são elas a Cachoeira da Laje, do Saquinho e Cachoeira do Areado, além de muita Mata Atlântica preservada.Considerada pelo respeitado jornal britânico THE GUARDIAN uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete é habitada pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela, que preserva a riqueza de sua cultura tradicional. Localizada na face Sul da ilha, de frente para mar aberto, essa praia de areias claras e mar agitado ainda mantém características selvagens que atraem os amantes do ecoturismo, ideal para quem quer se desconectar do mundo moderno e curtir momentos únicos no paraíso. Sua orla de mais quase 1 Km de extensão é rodeada de árvores Chapéu-de-Sol e, no mar, as ondas de até 3m formadas pelo vento sul fazem a alegria dos surfistas, entre eles Gabriel Medina, natural de Maresias que adora pegar ondas no Bonete.

TRILHA PARA O BURACO DO CAÇÃO + LAGO DOURADO + NAUFRÁGIO DO NAVIO DARTH + FAZENDA E CAHOEIRA DA LAGE

Explore um cânion de 70m de altura em cima do oceano, uma piscina natural que é o encontro entre o oceano e uma cachoeira, aprecie os destroços de um antigo naufrágio.

4h de tempo total
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

PISCINAS NATURAIS

Formação única que represa a água azul-clara do mar criando uma linda e calma piscina compartilhada com o oceano. Uma visão do paraíso.

1,5h tempo total
Necessita mobilidade plena por obstáculos grandes no caminho
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

TRILHA DO BAEPI

Trekking subida de montanha até 1048m
4h ida
Tempo total 9h
Opção de Subida noturna para apreciar o Sol Nascente
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

A trilha leva o aventureiro a 1.048 metros de altitude e a uma deslumbrante e inigualável recompensa: a visão panorâmica do arquipélago de Ilhabela em 360 graus. Ilhas, praias e montanhas agora estão a seus pés. Exige preparo físico do participante. Seu início é numa região de sapezal desmatado, prosseguindo por uma área de Floresta atlântica de encosta, bem conservada, em que são sentidas as diferenças climáticas, como a presença de nevoeiros e proporciona o contato com jequitibás, figueiras e perobas. Para os que gostam de observar animais, há a possibilidade de encontros com papagaios-moleiro (regionalmente ameaçado de extinção), tucanos e esquilos-caxinguelê.

CACHOEIRA DO GATO

5h de ida até a Cachoeira + 1h até a Praia de Castelhanos
Tempo total 8h
Retorno de Castelhanos em lancha
Opção de translado até o início da trilha em Jipes

Trekking pela estrada de 13km que corta a Ilha no sentido Oeste a Leste, por meio da exuberante flora da Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela até o início da trilha para a Cachoeira do Gato; somente 2 Km separam o aventureiro da Cachoeira do Gato, uma das maiores quedas da ilha com 80m de altura, que pode ser vista do mar. Visitamos também a o Mirante do Canto do Gatoque oferece uma deslumbrante vista panorâmica da baía de Castelhanos. A partir dai, começamos a trilha em direção a praia de Castelhanos. No caminho, pontes sobre riachos que servem de refresco nos dias mais quentes, e muita Mata Atlântica. Na floresta, é possível encontrar espécies da flora nativa como o ipê, o pau-d’alho, o araçarana e o araticum-paná. Essa última espécie produz frutos que atraem uma borboleta azul denominada panapanã, além de aves como surucuá, tié-sangue, tangará e o caramujo nativo aruá . Saímos da trilha no canto do ribeirão da Praia de Castelhanos (também
conhecido como Canto do Gato), que fica do lado voltado para mar aberto da ilha.
Na chegada, a recompensa: uma praia de areias claras com cerca de 1,5km de extensão e mar aberto com ondas (diferente do lado Oeste da Ilha) onde é possível a prática do surfe. Suas fotos mais famosas são de sua baía de águas azul claras formando um coração, que pode ser avistado de um mirante onde se chega por uma pequena trilha no canto da praia.

6 PRAIAS COM PERNOITE

BONETE, ENXOVAS, INDAIAUBA,PRAIA VERMELHA, PRAIA MANSA E CASTELHANOS
Trekking de 9h
Translado em lancha até a Praia do Bonete, inicio da trilha
Pernoite em Castelhanos com translado de volta em Jipes com opção de retorno caminhando até a guarita do Parque Estadual – Jipes fazem o translado final até o hotel

BONETE: Considerada uma das mais bonitas do Brasil. Sol, sombra e água fresca. Passado indígena, cultura caiçara, beleza natural surpreendente.
ENXOVAS: A Praia das Enchovas é uma praia bela e selvagem, por conta das pedras em sua orla que formam ondas agitadas. Com aproximadamente 600 m de extensão e areias grossas e amareladas fica isolada da maior parte dos turistas.
INDAIAUBA: Cenário paradisíaco escondido no meio da mata. Possui mar azul em contraste com a areia branca, poucas ondas e mata atlântica formando um belo cenário.
PRAIA VERMELHA: Eternizada na música de Tim Maia, e com aproximadamente 400m de extensão, a faixa de areia avermelhada e bastante inclinada em direção ao mar forma uma bela paisagem em conjunto com os coqueiros que a cercam. Pra completar o visual paradisíaco, pequenas casas e barcos de pescas ocupam o centro da Praia Vermelha.
PRAIA MANSA: Com uma pequena faixa de areia, de aproximadamente 70 metros, possui águas mansas, ideais para o banho de mar. Lá vive uma pequena comunidade caiçara, que tem como principal meio de sobrevivência a pesca e o cultivo da mandioca.
PRAIA DE CASTELHANOS:  Uma das principais praias de Ilhabela e uma das mais lindas do Brasil. Areias claras com cerca de 1,5km de extensão e mar aberto com ondas Uma baía de águas azul claras formando um coração, que pode ser avistado de um mirante onde se chega por uma pequena trilha no canto da praia.

LISTA COM TODAS AS OPÇÕES

Atrativo Tipo
Bike Tour City Tour
Buraco do Cação Trekking
Cacheira do Paquetá Cachoeira
Cacheoeira do Areado Cachoeira
Cachoeira Couro do Boi Cachoeira
Cachoeira da Friagem Cachoeira
Cachoeira da Friagem + Couro do Boi Cachoeira
Cachoeira da Lage Cachoeira
Cachoeira da Toca Cachoeira
Cachoeira do Bananal Cachoeira
Cachoeira do Engenho D’Agua Cachoeira
Cachoeira do Gato Cachoeira
Cachoeira dos Urubus Cachoeira
Cachoeira Pancada d´agua (3 Tombos) Cachoeira
Cachoeira Veloso Cachoeira
Caminhada – Estrada de Castelhanos Trekking/ Birdwatching
Centro Histórico City Tour
Falésias do Sepituba Piscinas Naturais
Lago Dourado Cachoeira
Mirante do Baepi Trekking
Morro do Camarão Birdwatching
Parque das Cachoeiras Cachoeira
Parque das Cachoeiras + Ruínas Antiga Usina Cachoeira + História
Parque das Cachoeiras + Viveiro Municipal + Mini Cavernas Cachoeira + História
Pico do Baepi Trekking
Piscinas Naturais Piscinas Naturais
Poção + Figueira Centenária Cachoeira
Porto São Pedro Piscinas Naturais
Praia Brava Trekking + Praia
Praia da Pacuíba Trekking + Praia
Praia do Arrozal Trekking + Praia
Praia do Jabaquara Trekking + Praia
Praia Mansa Trekking
Sepituba x Bonete Trekking
Trilha da Àgua Branca Cachoeira
WhatsApp chat